Fim da folga: veja o que mudou e os próximos compromissos dos quatro grandes do Rio
09/07/2019 14:09 em Esporte pelo mundo

A Copa América terminou e, depois de um mês sem jogos, os times brasileiros voltam à ativa. No Rio de Janeiro, o Flamengo será o primeiro a entrar em campo, nesta quarta, e já em clima de decisão, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Botafogo, Fluminense e Vasco retornam aos gramados só no fim de semana, pela 10ª rodada do Brasileirão.

Confira o que mudou nos quatro grandes do Rio durante a pausa e quais são os próximos compromissos dos cariocas:

 

BOTAFOGO

 

Depois de quase duas semanas de folga e outras três de treinamentos no Nilton Santos, o Botafogo volta a campo no próximo domingo. Eduardo Barroca usou os dias sem jogos para aprimorar o jogo alvinegro e dividiu a temporada em quatro ciclos: após bom aproveitamento no início do Brasileirão, o técnico mira avançar na Sul-Americana e garantir vaga na Libertadores de 2020.

Mercado

O Botafogo contratou seu nono reforço para 2019 durante a pausa para a Copa América. O atacante Biro Biro rompeu seu vínculo com o São Paulo e já treina com o elenco no Nilton Santos. Primeiro, ele assinará contrato por três anos com o Nova Iguaçu para ser cedido ao Alvinegro por uma temporada. Victor Rangel, oitava contratação do Alvinegro, foi apresentado.

Houve também saídas: Glauber, zagueiro do sub-20, foi negociado com o Al-Nars, dos Emirados Árabes, e o meia-atacante Gustavo Ferrareis, emprestado ao Botafogo pelo Internacional, foi para o Avaí.

 
Biro Biro treina com o elenco no Nilton Santos — Foto: Divulgação/BotafogoBiro Biro treina com o elenco no Nilton Santos — Foto: Divulgação/Botafogo

Biro Biro treina com o elenco no Nilton Santos — Foto: Divulgação/Botafogo

Próximos jogos

Campeonato Brasileiro: Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão, pela 10ª rodada.

Copa Sul-Americana: Atlético-MG, no dia 24 de julho, às 21h30, no Nilton Santos, pelo jogo de ida das oitavas de final.

 

FLAMENGO

 

Os dias sem jogos serviram para o elenco rubro-negro se entrosar com o modo de trabalho do novo técnico Jorge Jesus. O português começou a implantar sua filosofia no Flamengo e terá um calendário cheio no segundo semestre, já que a equipe segue disputando três competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

No período, o Flamengo realizou um jogo-treinou: venceu o Madureira por 3 a 1.

Mercado

As negociações no Flamengo foram movimentadas: chegaram o técnico Jorge Jesus, que iniciou o trabalho com o elenco no Ninho do Urubu, e o lateral-direito Rafinha foi apresentado. O jogador de 33 anos retorna ao Brasil após 14 temporadas na Europa.

 
Rafinha chegou durante a pausa — Foto: Alexandre Vidal/FlamengoRafinha chegou durante a pausa — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rafinha chegou durante a pausa — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Rubro-Negro ainda negocia a chegada de outros reforços: o atacante Pedro, o zagueiro Jemerson, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o meia Gerson são nomes analisados.

As saídas ficaram por conta do volante Jean Lucas, vendido ao francês Lyon, e do meia Matheus Sávio, negociado com o Kashiwa Reysol, do Japão.

Próximos jogos

Copa do Brasil: Athletico-PR, na próxima quarta, às 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final.

Campeonato Brasileiro: Goiás, no próximo domingo, às 11h, no Maracanã, pela 10ª rodada.

Libertadores: Emelec, no dia 24 de julho, às 21h30, no Estádio George Capwell (Equador), pelo jogo de ida das oitavas de final.

 

FLUMINENSE

 

Mal no Campeonato Brasileiro - 16º colocado com oito pontos -, o Fluminense usou a pausa para acertar os erros e buscar a recuperação no segundo semestre. Além da competição nacional, o Tricolor disputa a Copa Sul-Americana e já tem dois jogos decisivos contra o Peñarol no fim deste mês.

O Fluminense venceu Portuguesa-RJ e Grêmio Osasco-SP por 3 a 1 em jogos-treino na parada.

Mercado

O Fluminense também anunciou um reforço durante a pausa: o goleiro Muriel, de 32 anos, assinou vínculo por três anos e meio. O clube das Laranjeiras acertou ainda as renovações com o meia Allan e o atacante Ewandro até o fim do ano, e com o zagueiro Matheus Ferraz até dezembro de 2020. Meia Miguel e zagueiro Luan, da base, também estenderam seus vínculos com o Tricolor.

 
Muriel foi contratado pelo Fluminense — Foto: DivulgaçãoMuriel foi contratado pelo Fluminense — Foto: Divulgação

Muriel foi contratado pelo Fluminense — Foto: Divulgação

Saiu o zagueiro Paulo Ricardo (Goiás). Pedro, Luciano, GIlberto e Marlon são outros jogadores que sofreram investidas e podem deixar o Flu.

Próximos jogos

Campeonato Brasileiro: Ceará, na próximo segunda, às 20h, no Maracanã, pela 10ª rodada.

Copa Sul-Americana: Peñarol, no dia 23 de julho, às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo (Uruguai), pelo jogo de ida das oitavas de final.

 

VASCO

 

Com nove pontos em 15º lugar, o Vasco foi o time carioca que mais entrou em campo na pausa. Entre jogos-treino e amistosos, Vanderlei Luxemburgo comandou o Cruz-Maltino em quatro testes: venceu o Madureira por 3 a 0, o Rio Branco-ES por 2 a 0, o Atlético-GO por 1 a 0 e o Foz do Iguaçu-PR por 3 a 1.

Mercado

O Vasco fechou com dois reforços para o segundo semestre: o meia Marquinho e o volante Richard. Por outro lado, o goleiro Gabriel Félix foi emprestado ao São Bento até o fim do ano e o zagueiro Luiz Gustavo foi para o Guarani, onde ficará também até dezembro deste ano.

 
Marquinho e Richard foram apresentados pelo Vasco — Foto: Rafael Ribeiro / VascoMarquinho e Richard foram apresentados pelo Vasco — Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Marquinho e Richard foram apresentados pelo Vasco — Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Ainda pode deixar o Cruz-Maltino o o atacante Rossi, que tem propostas de clubes do Oriente Médio e da Europa.

Próximos jogos

Campeonato Brasileiro: Grêmio, no próximo sábado, às 19h, na Arena do Grêmio, pela 10ª rodada.

 

COMENTÁRIOS