Morre aos 46 anos Dolores O'Riordan, cantora do grupo The Cranberries
15/01/2018 21:05 em Música

Dolores O'Riordan, cantora e compositora do grupo irlandês The Cranberries, morreu nesta segunda-feira (15), em Londres, na Inglaterra, aos 46 anos.

Famosa desde os anos 1990 por sucessos como "Linger", "Zombie", "Dreams" e "Ode to My Family", a cantora "morreu subitamente" enquanto "estava em Londres com a banda para uma breve sessão de gravação", segundo nota divulgada à imprensa pelos seus representantes.

O texto diz ainda que os familiares e colegas estão "desolados" e que não serão divulgados mais detalhes por ora.

Formada em 1989 em Limerick, na Irlanda, a banda The Cranberries tornou-se famosa com o álbum de estreia "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?".

 

Lançado em 1993, tornou-se um grande sucesso graças ao hit "Linger".

A letra meio falada, meio cantada sobre uma relação de amor frustrada, o sotaque e o tom de voz peculiares (O'Riordan era meio-soprana) chamaram a atenção de crítica e público em um ambiente tomado pelo som denso e gritado das bandas grunge e de remanescentes do hard rock.

Também ajudou a alçar a banda ao top 10 norte-americano o videoclipe de tons cinematográficos e ares retrô de "Linger", e a habilidade audiovisual da banda, manifesta também nos clipes de "Zombie" e "Dreams".

Com sonoridade frequentemente identificada com o rock alternativo e com o pós-grunge, mas com forte vocação para o pop rock, o grupo foi um dos mais bem-sucedidos comercialmente nos anos 1990, tendo vendido mais de 40 milhões de discos desde então.

A banda ainda lançou mais quatro discos até se separar, em 2003. Nos anos seguintes, O'Riordan dedicou-se a uma carreira solo na qual lançou dois álbuns, além de diversas colaborações com outros artistas.

O grupo se reuniu em 2009 e lançou mais dois álbuns, "Roses" (2012) e "Something Else" (2017). No ano passado, uma turnê foi cancelada devido a questões de saúde da cantora, não especificadas à época.

O'Riordan se casou com Don Burton, ex-gerente de turnê do grupo Duran Duran. Eles tiveram três filhos e se separaram em 2014. (Folhapress)

COMENTÁRIOS